Powered By Blogger

terça-feira, 11 de maio de 2010

Caça ou caçador?

“Quem sou como professor e aprendiz?”




A pergunta acima seria facilmente respondida por um educador apenas baseando-se na sua experiência de vida, mas jamais teria o discernimento outorgado pelos textos e sua reflexões disponibilizados neste curso.
Após a leitura, fica explícito que cada educador passou pelos dois processos de aprendizagem em sua vida, desencadeados pelas predisposições de caçador-ativo e receptor-passivo, tendo na escola de ontem (como aluno) a aprendizagem por recepção de informações. Felizmente, as Formações Continuadas, realizadas desde 2003 na Rede Estadual de Ensino, procuram desenvolver reflexões e estudos das teorias do sociointeracionismo, e provocar no professor a mudança de postura quanto ao que deseja ensinar e que transformações sua aula causará na vida de seus alunos enquanto cidadãos.
Incluo-me neste grupo que busca nas capacitações nova linha de pensamento, uma forma atrativa de ensinar e aprender, metodologias modernas (de uso das tecnologias foco deste curso) e de efetivo efeito na vida de cada estudante, e alunos engajados num processo de aprendizagem eficaz e contínua. E, apesar de ter passado por escolas e universidades que apenas repetiam antigas posturas, acredito ser possível quebrar esta inércia da escola em seu papel no desenvolvimento da sociedade. Desejo enfatizar a contribuição do programa de Formação de Professores GESTAR 2 de matemática, do qual participo, que há 03 anos incendeia idéias sociointeracionistas em seus estudos e materiais, trazendo leituras, reflexões e sugestões de atividades em sala; mostrando que é possível um aprendizado de matemática focado em temas da vida real (AAA”s), a busca por situações de desafio em sala de aula (TP’s) e a reflexão acerca do que se deve repensar e modificar em nossa postura enquanto educadores (Textos de Referência – TP’s).
Resta-me afirmar que como aluna fui receptora passiva de informações, e como professora busco tornar alunos em caçador-ativos por reais aprendizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário